Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dicas para tudo

Você é como eu, que vive recorrendo ao google para encontrar diversas soluções para os mais corriqueiros probleminhas domésticos? Hoje encontrei um site que parece ser a solução para diversos desses meus probleminhas. O nome é meio pretensioso, "Dicas par tudo", mas na verdade é mais restrito ao âmbito doméstico mesmo. Fica aqui a dica, caso você precise:
http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal69/Dicas%20para%20tudo.htm#inicio

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Receita amiga da dieta: Pão Integral




Criei esta receita à partir de uma outra muito prática e deliciosa para massa de salgados assados, do Panelaterapia. Na primeira vez fiz a receita tradicional, excelente por sinal, mas na segunda resolvi fazer uma esfiha integral. Substituí o açúcar branco pelo mascavo, e a farinha de trigo pela farinha integral, reduzi pela metade a quantidade de óleo. O resultado foi fantástico!!! E, como sobrou massa, pois fiz a quantidade de esfihas necessárias apenas para o jantar, enrolei as que sobraram como pãezinhos, que ficaram igualmente fantásticos.
E não é que agora, que estou fazendo dieta oficialmente, com acompanhamento médico, fui proibida de comer massas brancas?!? Até gosto do pão de forma integral e suas inúmeras variações, mas, todo dia acabo enjoando, sem contar que metade do pacote acaba mofando e eu detesto pão guardado na geladeira. Então estou intercalando pão de forma com este aqui, e estou adorando. Além de muito gostoso, dá uma sensação incrível de saciedade por um bom tempo. Vamos à receita:

1 e 1/2 xícaras de água morna
1/2 xícara de óleo
2 colheres de açúcar mascavo
1 colher de sal
1 colher ou 1 pacotinho de fermento biológico seco
1/2 kg, mais ou menos, de farinha de trigo integral
**Se você substituir um copo de farinha integral por farinha branca, o pão fica mais levinho e mais fofo. Neste pão da foto usei apenas farinha integral.

Em uma vasilha, de preferência grande, coloque o óleo, o açúcar, sal, fermento e agora a água morna, que não pode estar mais pra quente. Por ultimo vá encorporando a farinha. Misture, delicadamente. Não precisa sovar, nem deixar crescer, nem nada, depois de lisa basta enrolar e colocar pra assar em forma untada, do jeito que você preferir. Asse até ficar douradinho. Você pode fazer um 'pãozão' ou pãezinhos, pode rechear a gosto, pode fazer esfihas ou outro salgado que queira. Vou arriscar até uma pizza com esta massa, depois posto o resultado, ok?

Receita original aqui:

http://www.panelaterapia.com/2010/08/massa-para-salgados-assados.html