Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de março de 2011

LASANHA SUPERPRÁTICA

Meu marido sempre gostou de lasanha, e reclamava porque eu sempre usava aquela massa fresca, pronta para usar, que segundo ele, não tem o mesmo sabor. Fiquei meio desanimada porque me lembrava de ver a minha avó fazendo lasanha, aquele trabalhão todo de cozinhar o macarrão, escorrer com cuidado pra não quebrar, fazer o malabarismo de tirar do escorredor para montar na assadeira... Até que um dia, zapeando em blogs de culinária (não me lembro qual, sorry) encontrei essa dica valiosíssima: usar o macarrão cru!
O segredo é a grande quantidade de molho, que vai cozinhá-lo enquanto assa. Fica bem molhadinha.

Ingredientes:

1 pacote de macarrão para lasanha
500 g de carne moída
3 tomates maduros, ou mais se quiser
400 g de presunto
400 g de mussarela
1 litro de leite
3 colheres de maizena
1 cubo de caldo de carne
1 colher de margarina
2 sachês de molho de tomate (gosto do pomarola)
Alho, cebola, cheiro verde, pimenta e azeitonas à gosto

Como preparar

Primeiro faça o molho bolonhesa:
Doure alho e cebola picadinhos em um fio de óleo, acrescente a carne moída e deixe dourar. Acrescente os tomates picadinhos, e quando começarem a desmanchar, acrescente os saches de molho pronto e um copo de água. Tempere à gosto e deixe ferver. Precisa ficar meio aguado. Se quiser, pode acrescentar pimentão, azeitonas, cheiro verde.

Agora o molho branco:
Dissolva a maisena em um pouco do leite. Derreta a margarina e junte a maisena dissolvida e o resto do leite. Adicione o cubo de caldo de carne picadinho e mexa sem parar, até engrossar e ferver. Se preferir, acrescente creme de leite depois de desligar o fogo e misture bem. Nesse caso, você pode diminuir a quantidade de leite.

Montagem:
Unte uma assadeira grande, e coloque uma camada generosa de molho bolonhesa. Coloque uma camada de macarrão, uma de presunto e uma de mussarela. Cubra com o molho branco.
Repita assim: molho vermelho  macarrão  presunto  mussarela  molho branco, quantas camadas renderem ou a sua assadeira couber. Finalize com molho branco, e se quiser, polvilhe queijo ralado por cima ou cheiro verde. Asse em forno médio, por 20 minutos coberta com papel-alumínio e mais 15 ou 20 descoberta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário