Powered By Blogger

domingo, 8 de agosto de 2010

Pequenas dicas culinárias


Todo mundo (ou pelo menos todo mundo que cozinha) conhece algumas dicas que facilitam o trabalho na cozinha ou dão um toque especial nos pratos. Reuni aqui alguns dos meu segredinhos. Posso estar chovendo no molhado para algumas pessoas, mas um dia eles foram novidade completa pra mim. Aqui vão alguns:

*Uma pitadinha de sal em massas doces, como bolos, biscoitos, pães doces e rosquinhas, dá um sabor à mais. Experimente e comprove!

** Uma colherzinha (de chá) de bicarbonato de sódio deixa o bolo de chocolate mais "pretinho".

*** Untar o espremedor de batatas com manteiga ou margarina facilitará muito o seu trabalho. Suas batatas estarão amassadinhas em menos tempo.

****Ainda sobre espremer batatas: não perca tempo tirando as cascas, antes ou depois de cozinhá-las. Coloque no espremedor com casca e tudo, a polpa da batata sairá toda pelos furinhos do espremedor e a casca ficará lá todinha lá dentro.

***** Descasque alho sem sofrer: coloque no microondas por alguns segundinhos. O tempo vai variar de acordo com a quantidade de dentes e a potência do seu aparelho, mas em média é 15 segundos por dente. Você vai ouvir o estourinho da casca "explodindo".

****** Batatas pseudo-fritas sequinhas: pique as batatas em palitos e congele. Aqueça o forno, e quando estiver beeeeeem quente, espalhe as batatas em uma assadeira levemente untada, sem descongelar e coloque pra assar. O choque térmico vai fazer com que as batatas fiquem sequinhas e crocantes como fritas, acredite! Depois de assadas, coloque em um saco de papel, acrescente sal à gosto, feche e agite bem. Pronto, sua batata está sequinha, temperadinha, e o melhor, não tem gordura!

Ah, mais uma! Você quer um arroz soltinho? Leia as dicas em:
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/truquesdachef01.htm

Por hoje é só, mas estarei sempre atualizando este post, ok? Você pode deixar aqui sua contribuição, através dos comentários ou email.
Beijos, e bom domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário